Por Matheus Fiurin

Quando não entendemos como gerir nossas finanças, o futuro se torna uma fonte de preocupação constante. Nesse contexto, a ansiedade e o estresse relacionados ao dinheiro surgem da incerteza e da falta de controle sobre um recurso tão essencial para nossa sociedade. É aqui que a educação financeira se torna um recurso vital, e ferramentas e habilidades podem nos auxiliar no desenvolvimento de estratégias para conciliar nossa vida pessoal com os objetivos financeiros.
O estresse e a ansiedade financeira são consequências diretas da falta de conhecimento para gerir um dos pilares da nossa sociedade atual: o dinheiro. Sem recursos para administrá-lo, ficamos reféns de salários comprometidos integralmente com contas e de juros abusivos do cartão de crédito, impossibilitando, por exemplo, a criação de uma reserva financeira de emergência para imprevistos futuros. Por isso, buscar alternativas para compreender seus gastos e como organizá-los é o primeiro passo para retomar o controle e reduzir a sensação de estar sempre no limite das finanças.
A educação financeira oferece recursos e, consequentemente, conhecimento e ferramentas para lidar com o próprio dinheiro e tomar decisões mais conscientes. Ela não elimina os desafios, mas reduz a incerteza, trazendo previsibilidade ao dia a dia e minimizando os efeitos negativos do descontrole financeiro. O ponto-chave é entender que educação financeira não significa acumular riqueza sem nunca usufruir dela, mas sim gastar o dinheiro com consciência e responsabilidade. Dessa forma, ao inserirmos a educação financeira em nosso dia a dia, conseguimos organizar melhor nosso dinheiro e amenizar a ansiedade e o estresse que ele, somado à falta de conhecimento sobre como geri-lo, pode causar em nosso bem-estar.
Referências
HALLES, Claudia Regina; SOKOLOWSKI, Erivelto; Hilgemberg, Emerson Martins: O Planejamento Financeiro Como Instrumento e Qualidade de Vida, 2008.
FARIA, Daymes Henrique. Planejamento financeiro como qualidade de vida e estrategia de combate ao endividamento do brasileiro. 2023. 31 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) — Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Pinzetta, Gilberto. “Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar.” Unoesc Ciencia Acsa, 2014.